O que é?


O que é?

O Coletivoz é um sarau de periferia que promove encontros semanais/mensais entre artistas, poetas, Rappers, e comunidade em geral com intuito de ler/ouvir poesias no bar*.

Simples, não é?! Vamos descrever mais! O Sarau da Coletivoz é um movimento de resistência cultural na periferia, que visa revelar/ressaltar a voz dos coletivos artísticos desse lugar. Busca revelar essa voz como agente transformador da sociedade contemporânea; como único meio capaz de dialogar com qualquer discurso hegemônico, como bem nos mostra, o nosso grande geógrafo, Milton Santos. O que é O Coletivoz? Bom, para descrever melhor deveríamos começar fazendo um convite ao dedicado leitor. Se é mesmo dedicado, você aceitaria ao convite! Pois o que acontece nas quartas-feiras no Bar do Bozó, religiosamente, às 20hs, é o que preferimos chamar de: “possibilidades de leituras”. Torna-se o lugar onde são lidas as entrelinhas de nossa história; da vida diária; ou da gaveta diária. No Rap cantado, ou recitado, ganha-se a dimensão da revolta, da arte, na letra dessa literacrua; no poema ingênuo, mas maduro da criança, ganha-se a possibilidade do incentivo à leitura; na interpretação de “causos mineiros”, de artistas, acumulam-se repertórios em nossa “panelinha” literária; na leitura ácida dos poetas marginais, ganha-se o testemunho vivo na lírica que esbraveja contra o descaso do poder público nas periferias. Se “a escrita é uma continuação do corpo”, Como bem nos dizia Roland Barthes, diríamos que o Coletivoz contribui para um corpo maior e mais forte, na armadura da palavra: o Corpo da cidade.


*O Coletivoz é realizado por co-responsáveis pelo projeto. Neste momento são os "articuladores" Rogério Coelho e Eduardo DW. Termo que dispensa o nome de "um" curador. Assim, outros apreciadores do sarau podem se tornar articuladores e co-responsáveis pelo mesmo, bastando apenas para isso interessarem-se pelo corpo de tarefas e obrigações. O Coletivoz se reserva ao direito de NÃO TER VÍNCULO COM PARTIDOS POLÍTICOS, OU ENTIDADES RELIGIOSAS. Assim como não tem fins lucrativos e/ou financeiros.

Nenhum comentário: